Quem Somos
O Festival do Teatro Brasileiro – FTB é um projeto singular no país! A cada edição, uma unidade da federação é escolhida para intercambiar com outros estados. Um conjunto de ações, para além da apreciação de espetáculos, como atenção à formação de novo público e qualificação profissional, sempre com o viés da democratização e inclusão. O projeto, ao longo das suas edições, sistematizou um novo modelo de circulação, aproximação e celebração cultural.
Nômade, assim é FTB. Na estrada desde 1999, o evento tem como característica intrínseca o caminhar, o andar, o viajar. Desta forma, o FTB segue levando o panorama cênico de um estado brasileiro a outro. Em 25 anos de trajetória, já foram apresentadas as cenas Baiana, Cearense, Pernambucana, Paraibana, Mineira, Gaúcha, Paranaense e do Distrito Federal para 17 unidades da federação: Acre, Pará, Maranhão, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
Nas suas 21 edições, o festival promoveu a aproximação entre os pernambucanos e sergipanos, baianos e o Distrito Federal. Levou ao Distrito Federal a cena teatral dos gaúchos, mineiros e baianos, além dos pernambucanos. Os gaúchos também foram ao encontro dos goianos, assim como os cearenses ao de capixabas e mineiros. Os paranaenses receberam os mineiros e se encontraram com os gaúchos e paulistas. E os baianos já trocaram com os pernambucanos, maranhenses, acreanos, capixabas e paulistas. A Cena Paraibana foi apresentada no Pará, Alagoas, Espírito Santo e Ceará. Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Pernambuco receberam a Cena do DF.
Ao todo foram realizadas 632 apresentações de 200 espetáculos, com público superior a 261 mil espectadores. Um total de 46.100 crianças e jovens da rede pública de ensino participaram, gratuitamente, dos programas educativos promovidos; cerca de 22400 profissionais e graduandos frequentaram as oficinas e residências; e foram gerados mais de 3000 empregos temporários.
O Festival do Teatro Brasileiro ocupa um espaço na ação de complementação de política de estado. Ele vem sendo considerado um formato inovador para os festivais, pois é construído por quem vai e quem recebe. E por deixar legados e boas lembranças.
Em 2018, o Festival do Teatro Brasileiro ganhou o prêmio Plataforma de Difusão das Artes Cênicas, concedido pela Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal. Em 2019 o FTB ganhou o prêmio nacional Brasil Criativo de Artes Cênicas na categoria Festivais Que Transformam.
Esse projeto é realizado pela Alecrim BR Produções Artísticas, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Direção Artística – Guilherme Filho
Direção de Produção – Sergio Bacelar
Coordenador de Comunicação – Maximiliano Lage
Coordenação Financeira – Eliane Queiroz
Design Gráfico – Tiago de Farias
Criação Site – Renato de Souza
Redes Sociais – Five MKT
Curadores da Cena Distrito Federal no Rio de Janeiro:
Cesar Augusto
Membro da Cia dos Atores desde a sua formação, há mais de trinta anos, é ator, diretor, produtor e, eventualmente, cenógrafo. Paralelamente, desenvolve e participa de outros projetos e ações culturais, como Festival CÂMBIO, desde 2021, com foco em residências artísticas e intercâmbios culturais.
Foi diretor e curador do Rio Cena Contemporânea, curador do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto e atualmente dirige o Tempo Festival, festival internacional do Rio de Janeiro que em 2019 completou sua 10a edição. Também foi curador de artes cênicas do Galpão Gamboa; diretor artístico da Ocupação CÂMBIO, no Teatro Glaucio Gil; Idealizou a HOBRA – Residência Artística Holanda Brasil, realizada através de uma parceria com o DutchCulture, nos Jogos Olímpicos da cidade do Rio de Janeiro.
Cesar Augusto é membro do conselho de internacionalização das artes cênicas do Dutch Performing Arts – Holanda. Em 2017, recebeu o prêmio pela multiplicidade de ações culturais pela APTR – Associação dos Produtores Teatrais do Rio de Janeiro.
Guilherme Filho
Bacharel em Comunicação com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia. Curso de Especialização em Crítica de Arte, pela Ufba. Chefe de Reportagem da TV Record – Brasília; coordenador de produção da TV Globo – Brasília; chefe de produção da TV Manchete – Brasília; produtor da TV Apoio – Brasília; repórter, do Jornal A Tarde – Salvador/Ba; repórter e crítico do Jornal Correio da Bahia; repórter e crítico do Jornal da Bahia; Produtor da TV Bahia, filiada da TV Globo; produtor da TV Bandeirantes – Salvador/Ba, atividades desempenhadas entre 1984 e 2020.
No Teatro, co-diretor do espetáculo “Atravancando a Cena Em Concerto”; diretor-assistente dos espetáculos: “O Balcão”, “Equus”, e “Álbum de Família”, dirigidos por Fernando Guerreiro. Diretor-assistente de Oficinas de Teatro, ministradas, por Fernando Guerreiro, nos anos de 1983, 1984 e 1985; ator nos espetáculos “Cleópatra”, direção Ricardo Ottoni e “O Burro e o Boi a Caminho de Belém”, direção Manoel Lopes Pontes. Participante do grupo de leitura teatral Cenas In’Gloria.
Curador da Mostra de Teatro da Bahia; Festival do Teatro Brasileiro; e do Movimento Internacional de Dança – MID.