Memória Matriz 

Duração: 50 min 
Classificação indicativa: 16 anos

O espetáculo Memória Matriz pretende oferecer uma abordagem do universo feminino e as determinações do processo de constituir-se em quanto mulher na atual sociedade. A pesquisa para a montagem começa nas histórias de vida das mulheres da família da atriz/criadora, Soledad Garcia, apresentando os contextos geracionais da memória. Neste sentido a companhia se propõe ampliar os campos de pesquisa, trazendo a fotografia analógica como expressão da memória, estabelecendo um vínculo entre teatro de sombras e artes visuais. Estas fotografias que trazem uma carga emocional profunda, serão objeto de estudo para realizar intervenções nelas e posteriormente projetá-las, trazendo ao público uma experiência de ressignificação de aparelhos tecnológicos aparentemente obsoletos, os projetores de slides. Nesta investigação biodramática, que traz presenças que dialogam com as memórias de todas as mulheres, se desdobrará num processo de construção de identidades fictícias, de diluição das características individuais e específicas dessas referências, gerando uma identidade universal plausível de ser identificada com a história dos espectadores. Através do estudo das perspectivas de gênero iniciados pela escritora e filósofa Simone de Beauvoir e das pesquisas atuais da Valeska Zanello, iremos trazer para a atualidade um contexto reincidente nos atravessamentos da construção da identidade de gênero feminino, onde os dispositivos amoroso e materno, são utilizados para construção simbólica da história. Esta dramaturgia original apresentará situações da relação entre mãe e filha, atravessadas pelos dispositivos de gênero vigentes e sua naturalização, incluindo contextos sociais e problemáticas históricas que, por meio do simbolismo poético do teatro de sombras, aproximem o público aos conflitos existenciais da protagonista.

Companhia

A companhia de teatro Lumiato foi criada no ano de 2008, em Buenos Aires, Argentina, por Thiago Bresani e Soledad Garcia, durante sua formação como bonequeiros na Universidade de San Martin, onde estudaram várias linguagens do teatro de formas animadas, produzindo espetáculos, oficinas e apresentando em festivais da América Latina. É a primeira companhia a pesquisar, produzir e difundir o teatro de sombras na região centro-oeste do Brasil. Utilizou nos primeiros trabalhos técnicas de bonecos de luva, mesa, circo e a partir de 2012 passou a pesquisar e produzir espetáculos de teatro de sombras contemporâneo. A dedicação exclusiva ao gênero da sombra permitiu o aprimoramento técnico e o desenvolvimento estético dessa arte. O objetivo fundamental de seus componentes é a transmissão de conhecimentos e a ampliação da pesquisa do teatro de sombras contemporâneo no Brasil.

Direção

Como artista, o trabalho de Ana Alvarado sempre evidenciou a obsessão por bonecos e objetos. Atualmente, ela é considerada uma expoente da cena contemporânea argentina e desenvolve atividades como dramaturga, diretora e atriz. Seu trabalho está diretamente ligado às dimensões do teatro de bonecos, da instalação, da performance e das novas tecnologias nas artes combinadas. Nos últimos anos, o seu trabalho de pesquisa sobre a experimentação e linguagem cênica também foi estendido para o âmbito acadêmico. Ela é professora de Direção Teatral do Instituto Universitário Nacional de Artes (IUNA), onde também dirige a Pós-Graduação em Teatro de Objetos, Interactividad y Nuevos Medios, curso que vem crescendo como um importante centro de especialização na área desde a sua criação em 2011. Além disso, ela leciona dramaturgia no curso Títeres y Objetos da Universidad de San Martín (Unsam) e vem coordenando suas próprias oficinas na Argentina e no exterior.

Elenco

Soledad Garcia Atriz, artista plástica e Diplomada em Teatro de Titeres e Objetos pela Universidade de San Martin na Argentina, fundadora e Sombrista da Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas (2008). De nacionalidade Argentina, está no Brasil onde pesquisa a linguagem do Teatro de Sombras Contemporâneo, dirigindo e atuando em distintos espetáculos em Brasília. Atualmente elabora os projetos da companhia, atua, cria figuras e cenários dos espetáculos, realiza workshop, assessora outras companhias, assim como colabora na coordenação da companhia. No projeto Memória Matriz assina a dramaturgia, a pesquisa e atua no espetáculo.

Katiane Negrão é artista da cena, do corpo e da voz cantada. Licenciada em Artes Cênicas pela UFOP/MG. Educadora do Movimento Somático em Body-Mind Centeringˢᵐ (BMC ˢᵐ), Foi bolsista no Centro de Estudo do Movimento Casa Hoffman em Curitiba/2006, é praticante de Contato Improvisação e do Método Co.R.Po, Consciência Respiratória Postural, desde 2007. Integrante fundadora e co-diretora geral da Cia TATO-PR/DF desde 2004, grupo que investiga teatro de animação, dramaturgia física e criações sonoras com espetáculos para adultos e crianças, com o qual percorreu inúmeros festivais nacionais e em outros 10 países. Integrante fundadora do grupo Psoas e Psoinhas, que atua com arte para primeira infância, com princípios da Educação Somática desde 2015 e composições musicais próprias. Faz consultoria artística e direção de movimento para grupos em diferentes estados brasileiros: Cia. Repertório/ ES na montagem “Oratório” (2015); espetáculo “Eros” (2016) do Coletivo Tempos/DF; Cia. Vísceras/DF em “Boca Seca” (2018) e Cia. Giralua/SP em “Cobra Norato” (2020). Coordena oficinas na área de teatro e dança desde 98 em projetos, festivais, espaços culturais e cursos independentes. Em 2020 e 21, ministrou oficinas virtuais, produziu alguns produtos na linguagem híbrida das artes cênicas com o audiovisual.

Thiago Bresani diplomado em Teatro de Títeres e objetos pela Universidade de San Martin na Argentina, é fundador e Sombrista da Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas (2008), que atualmente pesquisa o teatro de sombras contemporâneo no Brasil.

Ficha Técnica 

Direção: Ana Alvarado
Dramaturgia e Encenação: Soledad Garcia I Thiago Bresani
Intérpretes criadoras: Katiane Negrão I Soledad Garcia
Direção de movimento: Giselle Rodrigues
Direção musical e Trilha Sonora Original: Fernanda Cabral
Manipulação de luzes e Projetores: Soledad Garcia I Thiago Bresani
Cenografia: Maria Villar I Soledad Garcia
Iluminação: Diego Bresani I Rodrigo Lelis
Figurino: Soledad Garcia
Assessoria dramatúrgica: Ana Alvarado
Criação e Construção de figuras, silhuetas e objetos: Soledad Garcia I Thiago Bresani
Cenotécnica: Luciano Porto I Soledad Garcia I Thiago Bresani
Técnico de luz, Som e Contra-Regra: Rodrigo Lelis
Programação Visual: Studio Jana Ferreira
Coordenação de produção: Soledad Garcia I Thiago Bresani
Realização: Cia Lumiato teatro e formas animadas

Serviço

Espetáculo: Memória Matriz
Dias: 11 e 12 de maio
Local: Teatro Poeira: Rua São João Batista, 104 – Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
Telefone (21) 2537-8053
Data: Sábado, às 20 horas e domingo, às 19 horas

Duração: 50 min
Gênero: Teatro de Sombras
Classificação: 16 anos

Ingressos

R$ 40,00 inteira
R$ 20,00 meia entrada
Adquira antecipadamente seu ingresso na plataforma Sympla

Dia 11 Bate-papo após o espetáculo
Dia 12 Tradução / interpretação em Libras
Dia 12 Pensamento crítico após o espetáculo

Veja mais do espetáculo e da Cia. em:

Redes Sociais

Site:  www.cialumiato.com 
Instagram: @cialumiato

Mapa

12 de maio de 2024
19:00 — 19:50 (50′)

Teatro Poeira

ADQUIRA SEU INGRESSO

Compartilhe este evento!

Pular para o conteúdo