Entre Cravos e Lírios
Duração: 70 min
Classificação indicativa: 12 anos
{Entre} Cravos & Lírios foi livremente inspirado nas obras Meu primeiro amor, de Samuel Beckett, O Capote, de Nikolai V. Gogol e na frase “ser ou não ser, eis a questão?”, De William Shakespeare, que neste trabalho assume outra perspectiva: “ser ou ter, eis a questão?”. A construção do espetáculo foi realizada em um processo colaborativo, através de improvisações do ator e da atriz (Denis Camargo e Ana Vaz). Além das provocações da direção (Lidiane Araújo), contou com uma especial assessoria de comicidade (Ana Flávia Garcia). Desde sua estreia, em 2014, já foi visto na Argentina, no Chile, nos Estados Unidos, no Paraguai e em mais de 10 estados brasileiros. Recebeu o Prêmio SESC do Teatro Candango de Melhor Atriz (Ana Vaz) e Melhor Figurino (Andrea Patzsch).
Companhia
O BRs.a. Coletivo de Artistas é um grupo híbrido de profissionais que possuem formação acadêmica em diversas áreas artísticas, o que permite ao grupo poder contar com uma diversidade de profissionais envolvidos para valorizar o ato criativo. Depois de O casamento – uma grande comédia! (2009), Procura-se (2010), A loja dos Suicidas (2011), Sobre Trutas, Cibalenas e Olhares (2012), Hipóteses para Shakespeare a Céu Aberto (2013), {Entre} Cravos & Lírios (2014) e Édipo Rei – rei dos bobos (2015), Entrevista de emprego (2022) é o oitavo espetáculo desenvolvido pelo coletivo, que trabalha desde setembro de 2009 através do processo colaborativo. Suas investigações cênicas reiteram a sustentabilidade do coletivo na produção teatral. Seu repertório tem espetáculos de rua, montagens em teatros convencionais e criações para espaços alternativos. O grupo foi ganhador dos prêmios de Melhor Atriz (Ana Vaz) e Melhor Figurino (Andrea Patzsch) com {Entre} Cravos & Lírios, em 2014, e de Melhor Espetáculo Teatral de Rua, com Édipo Rei – rei dos bobos, em 2017, pelo Prêmio SESC de Teatro Candango.
Direção
Lidiane Araújo é bacharel em artes cênicas pela Universidade de Brasília – UNB tendo concluído o curso em 2005. Desde 2001 atua e dirige espetáculos em Brasília (DF) dentre os quais destacam-se: Pluft, o fantasminha (2001) – atuação e direção ao lado de Patrícia Marjorie; O rinoceronte (2005) — direção de Hugo Rodas; Brandura (2005) – direção de Miriam Virna Clarice e o Homem d´água (2006), direção de Denis Camargo; Pombo Correio (2006), direção da Mundim cia de teatro; É integrante do BR S.A. – Coletivo de artistas no qual atua, dirige e escreve, em que destacam-se os trabalhos: O Casamento, Uma grande comédia (2010) – assistência de direção; A loja dos suicidas (2011) – atuação e figurino; Sobre Trutas, Cibalenas e Olhares (2012) – atuação; Hipóteses para Shakespeare a céu aberto (2013) – dramaturgia e assistência de direção; Branco (2015) – Dramaturgia; {Entre} Cravos & Lírios (2014 – atual) – Dramaturgia e direção além de atuação durante participação do espetáculo no The New York Clown Theatre Festival EUA(2016) e no Festival Bio Bio Teatro Abierto Chile (2018).
Elenco
Denis Camargo é doutor em Artes Cênicas e co-fundador/integrante do grupo BR S.A. – Coletivo de Artistas que surgiu em 2009 com o objetivo de trabalhar com o processo criativo teatral baseado no processo colaborativo. Atua, dirige e escreve para o teatro há mais de 20 anos, com dezenas de espetáculos montados. Formou-se com mestres como: Sue Morrison (CN), Avner – the eccentric (EUA), Gorka Ganso (ES), Chacovachi (AR), Doutores da Alegria/SP, Leris Colombaioni (IT), Hilari Chaplain (EUA), Doutores da Alegria, Ézio Magalhães, Pepe Nuñes (ES), João Artigos, Mauro Zanatta e Márcio Libar. Concluiu o 1o. ano do curso Formação Profissional em Clown da escola Le Samovar na França.
Ana Vaz é atriz, bailarina, palhaça e professora de teatro. Mestre em Arte e Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB). Ganhou prêmio de Melhor Atriz com o espetáculo {Entre} Cravos & Lírios na mostra Prêmio SESC de Teatro Candango de 2014. É co-fundadora da Cia. Concertina de teatro e palhaçaria (2013), integrante da BR SA Coletivo de Artistas desde 2013 e professora no curso de Bacharelado em Teatro do Centro Universitário IESB, desde 2015. Atriz/palhaça, dançarina e criadora de mais de 15 espetáculos desde 1998.
Ficha Técnica
Direção e dramaturgia: Lidiane Araújo
Concepção e atuação: Ana Vaz, Denis Camargo
Assessoria de comicidade: Ana Flávia Garcia
Direção musical: Marco Michelângelo
Cenografia: Roustang Carrilho
Montagem: Lupe Leal
Concepção e confecção de figurinos: Andrea Patzsch – Espaço Moulage
Concepção e desenho de luz: Diego Borges
Adaptação e operação de luz: Lupe Leal
Programação visual: Jorge Verlindo (Empresa: Verlindo Inteligência em Comunicação).
Direção de produção: Lupe Leal
Realização: BR SA Coletivo de Artistas
Serviço
Espetáculo: {Entre} Cravos e Lírios
Dias: 22 e 23 de maio
Local: Teatro Poeirinha: Rua São João Batista, 104 – Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
Telefone (21) 2537-8053
Data: quarta e quinta, às 20 horas
Duração: 70 min
Gênero: Clown
Classificação: 12 anos
Ingressos
R$ 40,00 inteira
R$ 20,00 meia entrada
Adquira antecipadamente seu ingresso na plataforma Sympla
Dias 22 e 23 AD
Dia 22 Bate-papo após o espetáculo
Dia 23 Pensamento crítico após o espetáculo2
Veja mais do espetáculo e da Cia. em:
Redes Sociais
Site: www.brsacoletivodeartistas.com.br
Instagram: @brsacoletivo
Contato: denis.camargo@gmail.com