XXI Edição do FTPCena DF, Etapa Bahia
O FTB é nosso! Existe forma mais linda de sintetizar o que é o Festival do Teatro Brasileiro? Ao longo de vinte edições, o FTB, se consolidou como um dos mais importantes instrumentos de inclusão e democratização das Artes Cênicas no país. Não poderia ser mais significativo o fato da XXI edição, a maioridade do festival, está ocorrendo justamente em seu berço. O festival nasceu com o nome Mostra do Teatro da Bahia, gestado por Sérgio Bacelar, seu mentor e idealizador. Coube a mim, naquele início, em 1999, apresentá-lo ao Teatro Baiano, aos meus amigos.
De lá para cá tudo é história. O Festival do Teatro Brasileiro conquistou em 2019 o prêmio Brasil Criativo de Artes Cênicas – Festivais que Transformam, por sistematizar um novo modelo de circulação e desenvolver ações educativas para alunos da rede pública. O FTB transforma mesmo. Transforma vidas, percepções, destinos. Tivemos a oportunidade de levar os artistas baianos e sua arte para o Acre, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e São Paulo. E trouxemos para os palcos daqui os pernambucanos. Fomos padrinhos de muitos casamentos. E não me refiro só aos artísticos.
Este projeto, tão singular e importante no nosso país, que além da apreciação de espetáculos, investe na formação de plateia e qualificação profissional, continua acreditando na aproximação e celebração entre as pessoas. A cultura salva. Cura. Que o Festival do Teatro Brasileiro siga no propósito de intensificar intercâmbios e fortalecer elos. Juntos somos mais fortes e melhores.
Confio que ao longo dessa edição, a vigésima primeira, a da maioridade, o FTB, depois de passar pelos palcos, ruas, salas de aula, terá proporcionado mais uma vez uma intensa troca de experiências. Cada ator, atriz, técnico, produtor, oficineiro, aluno, professor, arte educador, publico e quem mais vivenciar esta extensa programação terá certeza do que para nós é a mais pura verdade: O FTB é nosso!
Guilherme Filho – Diretor Artístico