A Sombra: Princípios básicos para seu uso na cena teatral
Carga Horária: 12 horas
Público Alvo: Educadores de todos os níveis, Estudantes Universitários, Diretores, Bailarinos, Atores, Bonequeiros, Cenógrafos, Iluminadores, Artistas plásticos, Músicos, Cineastas, Psicólogos, Publicitários, Comunicadores, Arte-educadores, Contadores de histórias, etc.
Faixa etária: a partir de 18 anos
Apresentação
A oficina desenvolve a compreensão das possibilidades de gerar cenas a partir dos códigos e ferramentas do teatro de sombras contemporâneo. Os exercícios práticos partem da exploração das diversas maneiras de criar sentido treinando o reconhecimento da própria sombra, das sombras dos objetos planos e dos tridimensionais. Posteriormente a manipulação de figuras e luzes móveis, a transformação da sombra pela sobreposição de objetos e luzes, até a construção de pequenas cenas, se complementam com reflexões teóricas que outorgam uma capacidade maior de apropriação dos conteúdos da linguagem.
A Sombra: Princípios básicos para seu uso na cena teatral
Ministrada pela dupla fundadora da Cia Lumiato, Thiago Bresani e Soledad Garcia, apresenta os componentes básicos desse tipo de encenação: luz e sombra. O público terá a oportunidade de conhecer os diferentes estilos de teatro de sombras, desde a tradição oriental até os nossos dias. Exercícios práticos servem como estímulos para treinar os participantes no reconhecimento de suas próprias sombras, assim como de objetos planos e tridimensionais; manipulação de figuras simples, móveis e fixas; e a transformação da sombra pela sobreposição de objetos e luzes.
Objetivo
O objetivo principal da oficina é difundir uma linguagem que oferece imensas possibilidades para a comunicação, trabalhando com os componentes básicos essenciais de uma produção audiovisual: luz e sombra.
Os objetivos específicos são:
- Treinar os participantes na leitura e manejo da imagem-sombra.
- Outorgar uma nova ferramenta para se expressar, que possa aplicar na criação de cenas com musica ou texto.
- Reconhecer as possibilidades de utilização do corpo e as figuras no Teatro de Sombras contemporâneo.
- Estimular a visão das sombras como matéria tangível de ser utilizada na criação dramática.
Justificativa
O Teatro de Sombras é uma Arte interdisciplinar que conjuga elementos das artes plásticas, cênicas e musicais em uma produção audiovisual.
De tradição muito antiga, o teatro de sombras existiu sempre ligado a uma manifestação religiosa. No século XIX, sua chegada no ocidente modifica essa essência, inovando a técnica e elaborando imagens referentes a outra cultura visual, mas ainda teriam que transcorrer mais de um século para adquirir características modernas.
A partir da década de 70, com os avanços tecnológicos e a aparição de luzes que permitem uma definição do contorno da sombra a distância, o teatro de sombras se viu profundamente transformado. Tradicionalmente o manipulador movimentava as figuras como bonecos e através deles contava a história. Com as mudanças técnicas, são as luzes, telas e corpos os que adquirem movimentos e assim novos protagonismos. “A cena transformou-se em um dispositivo de projeção que permitiu ao manipulador afastar-se da tela e agir no espaço, multiplicando as próprias possibilidades performáticas”.
É a partir de nossa experiência trabalhando com teatro de sombras contemporâneo, que nasce a necessidade de compartilhar as ferramentas e possibilidades de expressão artística que contem esta linguagem.
A experiência de assistir um espetáculo de teatro de sombras que utiliza todas as ferramentas compreendidas na oficina é fundamental para um entendimento maior de todas as possibilidades que oferece esta linguagem. Por isso a companhia oferece os dois espetáculos de repertorio da companhia para consolidar uma proposta mais completa e com possibilidades de chegada a um público maior.
Currículo
Soledad Garcia. Atriz, artista plástica e Diplomada em Teatro de Titeres e Objetos pela Universidade de San Martin na Argentina, fundadora e Sombrista da Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas (2008). De nacionalidade Argentina, está no Brasil há oito anos, desde então pesquisa a linguagem do Teatro de Sombras Contemporâneo, dirigindo e atuando em distintos espetáculos em Brasília. Atualmente elabora os projetos da companhia, assina a direção de arte, atua, confecciona figuras e cenários dos espetáculos, realiza workshop e assessora outros grupos na linguagem.
Thiago Bresani. Diplomado em teatro de Títeres e Objetos pela Universidade de San Martin na Argentina, fundador e Sombrista da Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas (2008) que atualmente pesquisa o teatro de sombras contemporâneo no Brasil. Desde 2005 trabalha com teatro de formas animadas, participando de vários espetáculos no Brasil e na Argentina. Atualmente realiza a produção geral da companhia, assina a direção de fotografia, atua, confecciona figuras e cenários dos espetáculos, dita workshop e assessora outras companhias.
Cia Lumiato. A companhia de teatro Lumiato foi criada no ano de 2008, em Buenos Aires, Argentina, por Soledad Garcia e Thiago Bresani, durante sua formação como bonequeiros na Universidade de San Martin, onde estudaram várias linguagens do teatro de formas animadas, produzindo espetáculos, oficinas e apresentando em festivais da América Latina. A partir de 2012 passou a pesquisar e produzir espetáculos de teatro de sombras contemporâneo, sendo a primeira companhia a pesquisar, produzir e difundir esta linguagem na região centro-oeste do Brasil. A dedicação exclusiva ao gênero permitiu o aprimoramento técnico e o desenvolvimento estético dessa arte. O objetivo fundamental de seus componentes é a transmissão de conhecimentos e a ampliação da pesquisa do teatro de sombras contemporâneo no Brasil. Durante o momento atual vem desenvolvendo uma linguagem híbrida do teatro de sombras contemporâneo e o audiovisual.
Link Redes Sociais
Facebook: https://www.facebook.com/cialumiato
Instagram: https://www.instagram.com/cialumiato
Mapa
UNIRIO – Sala Lucília Perez