A Moscou! Um Palimpsesto
Duração: 90 min
Classificação indicativa: 14 anos
A Moscou! Um palimpsesto é um retrato questionador sobre a busca da felicidade a partir do clássico As Três Irmãs, do dramaturgo russo Anton Tchekhov, que usava o momento de transformação da Rússia czarista, no começo de 1900, para falar do desejo humano de realização pessoal e a dificuldade de resistir.
O trabalho é uma releitura da peça clássica à luz dos problemas políticos e sociais do presente, reformulando as perguntas deixadas por Tchekhov em seu texto. Nessa versão, além da influência de outras obras de Tchekhov, também há ecos do autor estadunidense Henry David Thoreau e do dramaturgo francês Joël Pommerat, além de improvisos das atrizes e dos músicos. A própria palavra palimpsesto surgiu de uma leitura de Pommerat.
A música tem um papel importante na composição do espetáculo. Um pianista e um violinista executam a trilha sonora ao vivo, composta especialmente para a peça pelo diretor musical Filipe Togawa. Além de ter feito parte da origem da composição do espetáculo, a música é um elemento importante da própria peça, uma vez que os personagens tocam e têm relação afetiva com os instrumentos.
Companhia
A Cia Setor de Áreas Isoladas foi fundada por egressos do curso de Artes Cênicas da UNB, em 2008. O grupo iniciou seu repertório com a trilogia Estudos Sobre a Violência, com a direção de Diego Bresani e Rodrigo Fischer, composta pelos espetáculos Vialenta (2008), Terapia de Ris(c)o (2009) e Qualquer Coisa Eu Como Um Ovo (2012). Com este projeto o grupo consolidou sua linguagem definindo seu foco de investigação no trabalho do ator e no desenvolvimento de uma dramaturgia autoral a partir do processo de dramaturgia de palco. Em 2017, a companhia estreou “A Moscou! Um palimpsesto”, a partir da obra “As três irmãs” de Anton Tchekhov, com direção de Ada Luana. Em 2018, em comemoração pelos seus 10 anos, o grupo estreou, Encerramento do Amor, de Pascal Rambert, dirigida por Diego Bresani.
Direção
Ada Luana é diretora teatral, atriz, mestre em estudos teatrais pela Universidade de Sorbonne Nouvelle Paris III e bacharel em interpretação teatral pela Universidade de Brasilía. É co-fundadora da companhia brasiliense Setor de Áreas Isoladas onde foi co-criadora da trilogia Estudos sobre a Violência, formada pelos espetáculos: Vialenta (2008), Terapia de Ris(c)o (2009) e Qualquer coisa eu como um ovo (2012). Ada assumiu a direção artística da companhia, o que a levou à sua segunda experiência na direção com a criação do espetáculo A Moscou! Um Palimpsesto, em que ela própria se ocupa como atriz, sendo também autora da versão teatral.
Ficha Técnica
Direção e dramaturgia – Ada Luana
Elenco – Ada Luana, Ana Paula Braga, Camila Meskell, Flávio Café, Kalley Seraine e Taís Felippe.
Iluminação e operação de luz – Rodrigo Lelis
Cenário e figurinos: Ada Luana e Roustang Carrilho
Direção musical e trilha sonora original – Filipe Togawa
Produção – Elenor Cecon
Coordenação Técnica – Camila Meskell
Cenotécnico e contrarregra – Lucas Gonçalves
Serviço
Espetáculo: A Moscou! Um Palimpsesto
Dias: 24, 25 e 26 de maio
Local: Teatro Poeira: Rua São João Batista, 104 – Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
Telefone (21) 2537-8053
Data: Sexta e sábado, às 20 horas e domingo, às 19 horas
Duração: 90 min
Comédia Drama
Classificação: 14 anos
Ingressos
R$ 40,00 inteira
R$ 20,00 meia entrada
Adquira antecipadamente seu ingresso na plataforma Sympla
Dia 24 Tradução / interpretação em Libras e AD
Dia 24 Bate-papo após o espetáculo
Veja mais do espetáculo e da Cia. em:
Redes Sociais
Instagram: @ciasetordeareasisoladas
Contato: adaluanaalmeida@gmail.com