23 fragmentos desses últimos dias
Duração: 90 min
Classificação indicativa: Livre
Como ponto de partida, fizemos uma lista de hipóteses para um mundo em pedaços. Construir um espetáculo, peça por peça, fragmento por fragmento, enquanto lidamos com a destruição. Caminhar sobre a dor em forma de cacos de vidro. Procurar o botão do futuro, pois cabe a ele acender a luz. Cercar-se de objetos tão frágeis quanto nós. Ser otimista por teimosia. Se equilibrar na esperança. A magia está no detalhe.”23 fragmentos desses últimos dias” nasceu em Brasília, no início do ano de 2019, a partir do encontro artístico entre coletivo Instrumento de Ver e a circografia* de Maroussia Diaz Verbèke e, mais tarde, os parceiros André Oliveira, Lucas Maciel e Marco Motta. Agora em 2024 o espetáculo encerra a sua circulação de dois anos entre França, Brasil, Suíça e Bélgica, depois de 89 apresentações em 11 festivais, em 35 cidades diferentes, para uma média de 30 mil espectadores. As últimas apresentações serão em Recife, Rio de Janeiro e Brasília, fechando uma gira internacional.
Histórico Resumido
A criação de 23 Fragmentos desses últimos dias começou com o convite do coletivo Instrumento de Ver para a artista circense, diretora e circógrafa* Maroussia Diaz Verbèke, em 2019. A partir do encontro da pesquisa do coletivo sobre a relação dos objetos no circo com a pesquisa de Maroussia sobre a circografia*, iniciamos a criação do espetáculo com residências em Brasília. No final de 2019, foi apresentada ao público uma etapa do processo e a repercussão foi surpreendente, tendo lotado o teatro e rendido muitas manifestações espontâneas do público, ao vivo e em redes sociais. Essa etapa nos animou para os próximos passos, a finalização da criação, mas que foi interrompida pela pandemia. Retomada em 2021, já na França, a criação contou com novos integrantes: André Oliveira (RJ), Lucas Maciel (PE) e Marco Motta (BA, radicado na Espanha). Após sete residências criativas entre os dois países, o espetáculo estreou na França na cidade de Rouen, em março de 2022, no Festival Spring. Desde então, esteve em circulação europeia, tendo realizado 89 apresentações entre Paris (Théatre Le Monfort e Maison de Metalos), Marseille (Bienalle International de Cirque), Auch (Festival CIRCA) e na programação de teatros por 35 cidades na França, Suíça e Brasil. Passou pela Suíça em Genebra (Festival La Batie) e Basel (BaselTheatherFestival) e pela Bélgica, em Bruxelas (Les Halles de Shaerbeck). No final de 2022 esteve no Festival de Circo do Brasil, em Recife, e no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília. Em 2023 compôs a programação do CIRCOS, Festival Internacional SESC de Circo, em São Paulo. Agora em 2024 o espetáculo encerra a sua circulação de dois anos entre França, Brasil, Suíça e Bélgica, depois de 89 apresentações em 11 festivais, em 35 cidades diferentes, para uma média de 30 mil espectadores. As últimas apresentações serão em Recife, Rio de Janeiro e Brasília, fechando uma gira internacional.
*Circografia* n.f. (2015 ; neologismo de Maroussia Diaz Verbèke em código aberto) 1° Escrita ou direção específica de um espetáculo de circo. Forma verbal: circografar. (também quer dizer « sejamos loucos» em lituano, mas é uma coincidência)
Duração: 1 hora e 30 minutos Classificação Indicativa Livre
Coletivo Instrumento de Ver
O coletivo Instrumento de Ver é um grupo circense com mais de 20 anos de circo e já circulou com seus espetáculos por mais de 70 cidades brasileiras, e em 4 países diferentes. O grupo é encabeçado por Beatrice Martins, Julia Henning e Maíra Moraes, e já teve diversas formações ao longo desses anos, com parceiros e parceiras que constituíram a identidade artística do coletivo. São acrobatas, técnicos, produtoras, realizadoras, diretoras, criadores, vendedores de pipoca, fotógrafos e artistas de diferentes áreas. Inventam e reinventam jeitos de criar,reconfigurando-se o tempo todo e lidando com as mais diversas facetas da produção cultural e da criação artística. Têm o processo de criação como fonte de inspiração, como caminho e como fim.Além dos “23 fragmentos desses últimos dias”, o grupo criou os espetáculos circenses “Porumtriz”, “O Que Me Toca é Meu Também”, direção de Raquel Karro e “Meu Chapéu é o Céu”, direção de Leo Sykes, aplaudidos por um público de mais de 50 mil pessoas. Também fizeram espetáculos em parceria como o Bubuia e Vinco. Criaram o espaço cultural Galpoa e o festival Arranha-Céu. São conhecidas pelas criações em diferentes formatos como a festa-espetáculo Pão e Circo e Encontro de Bastidor, os ensaios abertos do projeto Geringonça em espaços alternativos. Criaram os vídeos curta-metragem em parceria com o diretor Cícero Fraga O Homem Banco, Exu Frida, Assum Preto e Ruína, premiados em festivais do mundo inteiro e o espetáculo virtual Estudos de Aproximação. Como artistas produtivas e produtoras criativas, defendem a gestão criativa em rede, sob o prisma de não dissociar o fazer artístico da gestão cultural.
Ficha Técnica
Circografia*: Maroussia Diaz Verbèke
Intérpretes Criadores: Beatrice Martins, Julia Henning e Maíra Moraes (Instrumento de Ver), André Oliveira, Lucas Maciel e Marco Motta (artistas parceiros)
Assistência de Circografia*: Elodie Royer
Direção Técnica: Thomas Roussel
Pesquisa Musical: Cícero Fraga e Loïc Diaz Ronda
Desenho de Luz: Diego Bresani e Bruno Trachsler
Consultoria Cenográfica: Charlotte Masami Lavault
Operação de som no Brasil: Cícero Fraga
Operação de luz no Brasil: Euler Oliveira
Vídeos: Cícero Fraga e Luiza Herdy
Fotografias: João Saenger
Arte gráfica: Lisa Sturacci
Produção no Brasil: Gabriela Onanga, Maíra Moraes, Julia Henning
Comunicação no Brasil: Beatrice Martins e Julia Henning
Comunicação na França: Elodie Royer
Realização e Concepção artística: Coletivo Instrumento de Ver (BR) e Le Troisième Cirque (FR)
MATERIAL AUDIOVISUAL
Serviço
Espetáculo: 23 fragmentos desses últimos dias
Data: Dias 03, 04 e 05 de maio
Local: Teatro Poeira: Rua São João Batista, 104 – Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
Horário: Sexta e sábado, às 20 horas e domingo, às 19 horas
Duração: 90 min
Gênero: Circo
Classificação: Livre
Ingressos
R$ 40,00 inteira
R$ 20,00 meia entrada
Adquira antecipadamente seu ingresso na plataforma Sympla
No dia 03 Tradução / interpretação em Libras e AD
No dia 04 Bate-papo após o espetáculo
Veja mais do espetáculo e da Cia. em:
Redes Sociais
Site:
www.instrumentodever.com/23-fragmentos-desses-ltimos-dias
www.letroisiemecirque.com
Instagram:
@instrumentodever
@maroussiadiazverbekepro