Duração: 100 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Dentro de uma grande sala, uma mulher e um homem se falam. É ele que começa a conversa. Ela escuta, atenta, e lhe responde com um segundo monólogo. Eles evocam sua separação, falam do antes e do agora. Ele ataca e Ela deve lutar contra o desaparecimento que ele quer lhe impor. Eles têm armas iguais, mas não as utilizam da mesma maneira. Há o masculino e o feminino.Há dois olhares, dois silêncios, dois discursos para dizer a violência de um amor que morre…
A peça “Encerramento do Amor” é a versão brasiliense da obra “Clôture de l’Amour” do dramaturgo francês Pascal Rambert. Encenada pela primeira vez no Festival de Avignon em 2011, recebeu o Grand Prix de Literature Dramatique em 2012,assim como o prêmio de melhor atriz e autor no Palmarés du Théâtre 2013. Após a temporada francesa, surgiram diversas versões da peça com atores de diferentes culturas e línguas.
O desejo de montar uma versão brasiliense veio da atriz Ada Luana, que via na ousadia do texto não somente um dos maiores desafios que enfrentaria como intérprete, mas também a potencialidade das relações humanas. Tratar o tema de um amor que vive seus últimos suspiros diante do público, através de um duelo de palavras, lhe pareceu a melhor maneira de colocar em questão a nossa capacidade de escuta, de diálogo, de compreensão e acolhimento do outro. Questão essa que achou eloquência perfeita nos tempos que estamos vivendo hoje no atual contexto político-social do Brasil.
CIA S.A.I
A Cia Setor de Áreas Isoladas foi fundada por egressos do curso de Artes Cênicas da UNB em 2008. O grupo iniciou seu repertório com a trilogia Estudos Sobre a Violência, com a direção de Diego Bresani e Rodrigo Fischer, composta pelos espetáculos “Vialenta” (2008), “Terapia de Ris(c)o” (2009) e “Qualquer coisa eu como um ovo”(2012). Com este projeto o grupo consolidou sua linguagem definindo seu foco de investigação no trabalho do ator e no desenvolvimento de uma dramaturgia autoral a partir do processo de dramaturgia de palco. Em 2017 a companhia estreou “A Moscou! Um palimpsesto”, a partir da obra “As três irmãs” de Anton Tchekhov, com direção de Ada Luana. O espetáculo inaugura o projeto de uma segunda trilogia da companhia, dedicada ao autor russo. Em 2018, para comemorar seus 10 anos, o grupo preparou duas estreias: a sua versão de “A Gaivota” de Anton Tchekhov, dirigida por Ada Luana, e “Encerramento do Amor” de Pascal Rambert, dirigida por Diego Bresani.
FICHA TÉCNICA
Direção: Diego Bresani.
Texto: Pascal Rambert.
Tradução: Marcus Vinícius Borja.
Elenco: Ada Luana, João Campos e Taís Felippe.
Iluminação: Diego Bresani.
Fotografia: Henri dos Anjos
Cenografia e Figurinos: O grupo.
Produção: Taís Felippe.
Realização: Companhia Setor de Áreas Isoladas.
Veja mais do espetáculo e da Cia. em:
INSTAGRAM: @ciasetordeareasisoladas
SERVIÇO
14/05/22 21h
Espaço Boca de Brasa Cajazeiras
Espetáculo Gratuito – Retire seu ingresso no local até 30 minutos antes do início da apresentação.
Após o espetáculo – haverá uma sessão de “Pensamento Crítico”- Conversa com a plateia a partir da mediação com um crítico/pensador/facilitador + – 45 minutos
15/05/22 19h
Teatro Gregório de Matos
Valor dos Ingressos – R$ 10,00 (a inteira) e R$ 5,00 (a meia)
Adquira antecipadamente seu ingresso na plataforma Sympla
Um comentário para “ENCERRAMENTO DO AMOR – CIA S.A.I.”