Encontro entre as universidades – Kenia Dias
Carga Horária: 3 horas
Público Alvo: alunos da UNIRIO
Kenia Dias
Diretora, performer e professora do Departamento de Artes Cênicas da UnB. Doutora em Comunicação e Semiótica/PUC-SP, mestre em Arte/UnB. O foco de sua pesquisa está em investigar dramaturgias corporais para cena e analisar registros de processos de criação.
Seus últimos trabalhos são: .m.a.n.i.f.e.s.t.a. em parceria com Marise Dinis realizada com a Companhia de Dança do Palácio das Artes/BH; Sem Palavras com a Companhia Brasileira de Teatro dirigida por Márcio Abreu; Rotas Inventadas, em parceria com Ricardo Garcia na ESMAE/Porto/PT; Eu de Você, com Denise Fraga; Outros, com o Grupo Galpão/MG; Vaga Carne, com Grace Passô.
Fundou e coordenou em parceria com Ricardo Garcia o estúdio fitacrepe SP-ateliê de som e movimento, um espaço independente de pesquisa e criação nas artes do som e da cena no período de 2014 a 2020. Ministrou aulas nos cursos de Atuação na SP Escola de Teatro (2014 a 2021) e foi coordenadora do curso nos anos de 2019 a 2021. Foi professora na Escola Livre de Teatro de Santo André/SP (2016 a 2018). Dirigiu peças com formandos da Escola de Arte Dramática da USP nos anos de 2014, 2016 e 2018. Morou 5 anos em Belo Horizonte ministrando aulas de teatro no curso livre do Galpão Cine Horto, onde também foi coordenadora dos Núcleos de Pesquisa (2009 a 2012). Ainda em BH foi professora do curso profissionalizante de dança e de teatro do Cefar-Palácio das Artes (2008 a 2012) e participou da equipe de direção da Companhia de Dança do Palácio das Artes dirigida por Sônia Mota. Foi professora de teoria e prática teatral na Universidade de Brasília (2005 a 2007).
Ementa
Ateliê de criação a partir do estudo do movimento e seus desdobramentos poéticos. Que outras maneiras de estar no espaço são possíveis, de forma a ampliar as perspectivas do corpo? Como uma mesma sequência de movimento pode ser dançada com diferentes versões e qualidades de presença? Investigaremos individual e coletivamente situações cênicas a partir do movimento, das imagens criadas e das articulações transitórias de sentidos, de forma a expandir as possibilidades de montar, demolir e reinventar dramaturgias.
Aula extra da professora Juliana Manhães, da disciplina Dança Moderna e Contemporânea.
Mapa
UNIRIO – Sala Nelly Laport