Autobiograficções – nossas histórias que não estão contadas
Duração: 12 horas
Público Alvo: alunos da UNIRIO, estudantes de artes cênicas e pesquisadores
Proposta
Explorar a criação autobiograficional de materiais cênico performativos por meio de experimentações corpo sensorias individuais e coletivas sobre a temática de violência contra a mulher.
Objetivo
Promover um olhar sensível e ativo para as vivências e realidades pessoais femininas; possibilitar a pesquisa e criação de autobiograficções; explorar diversas possibilidades de escritura e criação cênica a partir da memória e de relatos pessoais; explorar um trabalho de sensibilização corpo sensória para composição performativa; promover o exercício prático de criação com a utilização de dispositivos móveis.
Justificativa
Somos constituídas de histórias, imagens, memórias de violências, abusos, silenciamentos e exclusões. Como incentivar a autonomia, a sororidade e a reflexão crítica sobre mudanças em nossas próprias histórias a partir de um mergulho em nossa trajetória, ancestralidade e cotidiano? Por meio de exercícios teatrais que impulsionem as escritas do eu, bem como de estratégias de criação coletiva, nosso foco estará centrado em práticas dialógicas, sensoriais, e composição cênico performativa. Nos interessa o processo de troca e experiências com a imaginação e o campo do sensível. A oficina será ministrada pela artista pesquisadora Adriana Lodi, com base na sua pesquisa de doutorado realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas – PPGCEN da UnB.
Carga Horária
12 horas aula presenciais distribuídos em 3 encontros de 4h/aula.
Mapa
UNIRIO – Sala Lucília Perez