Ekesa Sanko
Duração: 30 min
Classificação indicativa: Livre
O espetáculo de dança Ekesa – Sanko, da Companhia de dança Corpus Entre Mundos, fala sobre a importância de não nos esquecermos de onde viemos para sabermos para onde vamos, a busca por entendermos quem somos e a potência e diversidade presente no nosso DNA, na nossa movimentação e na nossa conexão com nós mesmos e com o outro. Ekesa – Sanko conta a história de um herói que esqueceu o seu passado e começa uma jornada para não se perder de si mesmo, resgatando a conexão com os seus ancestrais para ressignificar o presente. Uma busca de valorização da sua própria identidade sem discriminar e anular a identidade do outro.
Companhia
A Companhia de Dança Corpus Entre Mundos surgiu em 2013, dentro do circuito acadêmico da Escola e Faculdade Angel Vianna, no Rio de Janeiro. O bailarino e coreógrafo angolano Dilo Paulo teve a oportunidade de criar um espetáculo de dança para ocupar o Teatro Princesa Isabel e com isso reuniu vários bailarinos de Angola, Brasil, Suíça e Austrália em uma incrível colaboração. A companhia já nasceu mesclando diversas culturas, danças, idiomas e mundos – daí seu nome “Corpus Entre Mundos”. Atualmente sediada em Brasília – DF com a Direção de Lenna Siqueira e Dilo Paulo e Cia, já se apresentou em teatros do Brasil e de Angola, e tem em seu repertório dez espetáculos.
Direção
Lenna Siqueira licenciada em Dança, pela faculdade Angel Vianna, Pós Graduada em Metodologia de Ensino em Artes (Uninter) e em Produção Cultural e Entretenimento, trabalha como bailarina e diretora de movimento e coreografia da Cia de Dança Afrocontemporânea Corpus Entre Mundos. Criadora da plataforma de Artes Ngangudance, passou pela Cia Brasileira de Ballet e fez parte do elenco de trabalhos como abertura das Olimpíadas e Paraolimpíadas, comissões de frente das escolas de samba do Rio de Janeiro, Rock in Rio e direção artística da cantora Lucy Alves. Além de ser convidada para dar aula no maior Festival de danças urbanas da América Latina, o Rio H2K, fundou o Intercâmbio de Dança Angola e Brasil (Idaeb). Foi selecionada para se apresentar no Movimento Internacional da Dança (MID) e no Dança em Trânsito. E em seu currículo carrega apresentações e oficinas nacionais e internacionais (Colômbia, Israel e Angola).
Elenco
Dilo Paulo é um artista dançarino com uma sólida formação em dança, tendo se graduado na escola e Faculdade Angel Vianna e se especializado em Metodologia do Ensino em Artes e Gestão Comercial de Marketing Digital no Mercado Global. Reconhecido por suas habilidades em dança, já foi eleito o melhor bailarino de Angola em 2011, além de ter participado de desfiles de carnaval no Rio de Janeiro e ter feito parte do elenco da Cia de Dança Deborah Colker. Além disso, ele fundou a companhia de dança Corpus Entre Mundos e o Intercâmbio de Dança Angola e Brasil (Idaeb), e participou de diversos festivais e eventos de dança como o Festival Internacional de Dança Africana de São Paulo e o Dança Em Trânsito 2021. Ele também atua como professor na Escola Angel Vianna e já foi convidado para ser jurado em festivais de dança e para ministrar workshops e oficinas em diversos locais, incluindo o MID e o SESC DF. Bailarino da abertura do programa Fantástico, da TV Globo.
Ficha Técnica
Direção artística: Lenna Siqueira
Coreografia e Bailarino: Dilo Paulo
Serviço
Espetáculo: Ekesa Sanko
Dias: 15 e 16 de maio
Local: Teatro Poeirinha: Rua São João Batista, 104 – Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
Telefone (21) 2537-8053
Quarta e quinta, às 20 horas
Duração: 30 min
Gênero: Dança
Classificação: Livre
Ingressos
R$ 40,00 inteira
R$ 20,00 meia entrada
Adquira antecipadamente seu ingresso na plataforma Sympla
Dia 16 Bate-papo após o espetáculo.
Veja mais do espetáculo e da Cia. em:
Redes Sociais
Site:
www.corpusentremundos.com
Instagram:
@dilopaulo
@corpusentremundos