Kwat e Jaí – Acalantos indígenas para bebês
Duração: 35 min
Classificação: Bebês de 0 a 5 anos
A cosmogonia xinguana em sons, imagens e poesia. O espetáculo “Kwat e Jaí – acalantos indígenas para bebés” transporta para o palco as histórias dos povos do alto Xingu em uma poesia visual e sonora costuradas por Fernanda Cabral e Yawi Kamayurá interpretando as canções de ninar kamayurá. A dramaturgia é de Clarice Cardell que também assina a direção do curta-metragem cujas as imagens são utilizadas no espetáculo. Clarice realizou uma pesquisa sobre a mitologia xinguana e as canções de ninar dos povos originários em parceria com a Pajé Mapulu Kamayurá, a única mulher Pajé do Xingu, para criar leitura livre, mesclando as diversas referências e as canções. A história e as canções resultaram em curta metragem que mescla live-action e animação 2D e, agora, se transforma em espetáculo cênico-musical. O espetáculo é resultado de uma associação entre o Studio Sereia de Fernanda Cabral, que também assina a trilha sonora, e do Canal BebeLume de Clarice Cardell e Léo Hernandes.
Sinopse
A peça conta a história dos irmãos gêmeos Kwat (Sol) e Jaí (Lua) criadores das coisas do mundo, em busca da mãe que foi devorada pela grande sucuri. Os irmãos aparecem no palco na forma de projeção em animação 2D criados pelo Makoto. Kwat e Jaí, os gêmeos filhos do Sol e da Lua, percorrem uma jornada na procura pela mãe. A força da mitologia Kamayurá, acompanhada de animações e as imagens captadas e interpretadas pela comunidade Hiulaya situada no Parque Indígena do Xingu, levarão as crianças de 0 a 5 anos a um universo particular e ancestral embaladas por canções de ninar indígenas.
Companhia
O BEBELUME surgiu da parceria entre os artistas, produtores e pais, Clarice Cardell e Leonardo Hernandes, a partir do desejo de criar uma experiência audiovisual atenta e sensível para a primeira infância. Clarice trouxe sua experiência de mais de duas décadas no teatro para bebês e Leo toda a sua bagagem de uma longa trajetória na produção cultural. Unindo-se a outros técnicos e artistas das mais diferentes linguagens artísticas, como música, teatro, circo e dança, o BebeLume já reúne 3 séries, 4 temporadas e 45 episódios, que já circularam por dezenas de festivais, nacionais e internacionais, e alcançaram os olhos de centenas de bebês, crianças e adultos.
Direção
Clarice Cardell é atriz, diretora e produtora cultural. Foi fundadora da companhia teatral, La Casa Incierta, companhia com o nome de maior destaque no campo do Teatro para bebês na Espanha e no Brasil, com um repertório 14 espetáculos para bebês. No âmbito internacional a companhia realizou mais de 2000 apresentações em festivais ou em países como a França, Espanha, Bélgica, Itália, Portugal, Holanda, Israel, Finlândia e Rússia. Clarice realiza também a curadoria e produção do Festival Primeiro Olhar, festival referência na América Latina no campo das artes e da primeira infância, que já está em sua 9a edição e coordena o GT Cultura na Rede Nacional pela Primeira Infância. Em 2007, recebeu menção honrosa na ASSITEJ Internacional pela inovação da obra Pupila dágua. Em 2017, recebeu em Washington o premio internacional ALAS BID (Banco Interamericano Mundial), concedido como iniciativa inovadora para a primeira infância. Desde o ano 2018, funda a produtora Bebelume, dedicada à criação audiovisual poética para os primeiros anos, tendo realizado como diretora e roteirista 2 curtas-metragens e 5 series para televisões e canais digitais.
Elenco
Jawi, nascida em 10/05/1994, atuou no espetáculo Kwat e Jaí – os bebês heróis do Xingu no Theatro Municipal de São Paulo. Estudou ensino fundamental no CEF 03 do Gama Ensino Médio em CED 07 do Gama – Distrito Federal. Atualmente cursando técnico de enfermagem na faculdade Apogeu do Gama. Trabalha como artesã, realizando artesanatos tradicionais, pinturas corporais, esteiras, colares, pulseiras e brincos. Desenvolve uma pesquisa pessoal de danças e cantos tradicionais dentro do universo da cultura originária do Xingu.
Fernanda Cabral é produtora musical, cantora, compositora e atriz graduada pela Universidade de Brasília, com especialização em interpretação teatral. Mestre em Artes Cênicas com o trabalho intitulado Teatro para Bebês: Processos criativos, Dramaturgia e Escuta e pós-graduada em Musicoterapia. No teatro, foi diretora e criadora da trilha sonora do espetáculo para a primeira infância, realizado dentro do projeto de extensão “Teatro para Bebês” da UFG; participou também do projeto “PUPILA DE ÁGUA” (2000-2016), La Casa Incierta/Espanha teatro para bebês, turnê com o espetáculo teatral por diferentes países como Espanha, França, Itália, Bélgica, Rússia, Martinica e Brasil. Na música, “Pássaro”, com letra de Chico César e música por Fernanda Cabral e Sacha Amback, foi finalista e indicado pelo Prêmio Profissionais da Música (PPM 2021) como Melhor Composição Musical na categoria Autores.
Ficha Técnica
Direção Artística: Clarice Cardell
Trilha sonora e Intérprete: Fernanda Cabral
Atriz convidada: Yawi Kamayurá
Animação 2D: Makoto Studio
Objetos de cena, figurino e cenário: Lila Rosa e Zé Regino
Consultoria e pesquisa: Lila Rosa
Videomapping: Anibal Alexandre
Fotos: Gabriela Cardell e Marcelo Feijó
Produção Executiva: Léo Hernandes
Realização: Bebe Lume Produções e Studio Sereia
Serviço
Espetáculo: Kwat e Jaí – Acalanto indígenas para bebês
Dias: 04 e 05 de maio
Teatro Poeirinha: Rua São João Batista, 104 – Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
Telefone (21) 2537-8053
Sábado e domingo, às 16 horas
Duração: 35 min
Gênero: Teatro para Bebês
Classificação: Bebês de 0 a 5 anos
Ingressos
R$ 30,00 inteira
R$ 15,00 meia entrada
Adquira antecipadamente seu ingresso na plataforma Sympla
Veja mais do espetáculo e da Cia. em:
Redes Sociais
Site: www.bebelume.com
Instagram: @bebelume
Contatos: claricecardell@hotmail.com